quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

«KALMAR NYCKEL»

Construído nos Países-Baixos por volta de 1625, este navio (primitivamente chamado «Sleutel») foi adquirido, três ou quatro anos mais tarde, por um consórcio comercial da cidade sueca de Kalmar. Compra feita com o intuito de transportar emigrantes nórdicos para o Novo Mundo, onde a Suécia desejava estabelecer uma colónia. Mais tarde, o «Kalmar Nyckel» seria comprado pela armada real sueca e dotado de armamento defensivo. Sabe-se que, em 1637, este navio e um outro de menor porte chamado «Fogel Grip» partiram de Gotemburgo para a América setentrional -sob o comando de um capitão de nome Jan Hindrksen van der Water- mas que a viagem correu mal e requereu adiamento. Apanhados, com efeito, por violenta tempestade no mar do Norte, os dois navios foram encaminhados para um porto da Holanda, onde receberam reparações. Depois de, novamente, serem dados como aptos para atravessar o Atlântico, dali partiram no dia 1º de Janeiro de 1638, atingindo o seu porto de destino a 3 de Março desse mesmo ano. Os pioneiros suecos fundaram ali um colonato ao qual deram o nome de Forte Cristina. À volta do qual se desenvolveria a actual cidade de Wilmington, no estado de Delaware. Sabe-se que o «Kalmar Nyckel» realizou outras três viagens transatlânticas todas elas com o mesmo fim e destino. Numa delas  (que terminou em 17 de Abril de 1640) este navio transportou Reorus Torkillus, que foi o primeiro clérigo luterano a desembarcar nas Américas. Depois do seu regresso definitivo à Europa, o navio em apreço foi readquirido pelos batavos e afundado a 12 de Julho de 1652 -durante a Primeira Guerra Anglo-Holandesa- ao largo das costas da Escócia, por um navio inglês da esquadra do almirante Blake. Uma réplica deste histórico navio foi realizada, em 1997, nos 'states' à escala 1/1. Este último navio pertence a uma associação sediada em Wilmington (a antiga Fort Christina) chamada Kalmar Nyckel Fondation. Acreditando que as dimensões do novo navio correspondam às do modelo, o «Kalmar Nyckel» seria um navio com 27 metros de comprimento (na linha de flutuação) e com 7,60 metros de boca. A ilustração que aqui anexei é uma tela a óleo representando o «Kalmar Nyckel», pintada em 1922 pelo artista Jacob Hägg.

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