quarta-feira, 12 de outubro de 2016

«ANDRÓMEDA»

Lancha hidrográfica construída, em 1985, no Arsenal do Alfeite. Foi o primeiro navio de uma classe que tem o seu nome e que se completa com a «Auriga» (A5205). A «Andrómeda» (que usa o indicativo de amura A5203) foi colocada ao serviço em 1987 e foi especialmente estudada para operar em estuários e zonas costeiras. A sua versabilidade permite-lhe a utilização de equipamento diversificado, que a disponibilizam para actuar em vários domínios da hidrografia e ramos da oceanografia. Para além de ter operado em águas nacionais (ZEE), este pequeno navio já executou uma missão no arquipélago de Cabo Verde. No seu historial, também está inscrito que participou utilmente nas investigações sobre o polémico naufrágio do navio «Bolama», afundado em 4 de Dezembro de 1991, perto de Lisboa. O «Andrómeda» desloca 247 toneladas e mede 31,50 metros de comprimento por 7,70 metros de boca. O seu calado é de 3,10 metros. A sua propulsão é assegurada por 1 máquina diesel MTU com 1 100 hp de potência e por 1 motor eléctrico com 60 hp. A velocidade máxima proporcionado pela primeira referida é de 12 nós e de 5 nós a consetida pelo segundo. A sua autonomia é de umas 1 980 milhas náuticas com andamento reduzido a 10 nós. Este navio está equipado com moderna aparelhagem de ajuda à navegação e de outra destinada a facilitar a sua específica missão. Também dispõe de equipamentos especializados, tais como gerador eléctrico, grua hidráulica, pórtico basculante, guinchos, etc. A sua guarnição é composta por 2 oficiais, 2 sargentos, 9 praças e por 4 técnicos/investigadores. O «Andrómeda (tal como o seu 'sister ship') pode, caso seja necessário, ser transformado em unidade de guerra de minas.

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