terça-feira, 2 de agosto de 2016

«VILHELM KRAG»


O «Vilhelm Krag» foi um cargueiro de bandeira norueguesa, que usou esse seu derradeiro nome em honra de um notável escritor e jornalista nórdico. Foi construído em 1899 pela empresa de construção naval britânica Northumberland S.B., de Newcastle. Apresentava uma arqueação bruta de 3 715 toneladas e media 103,60 metros de comprimento por 14,60 metros de boca. E estava equipado com 1 máquina a vapor de tripla expansão desenvolvendo 304 n.h.p.. Passou pelas mãos de quatro armadores (três noruegueses e um dinamarquês) e usou, sucessivamente, os nomes de «Nordpol» e de «Etna», antes de ostentar as cores da companhia de transportes de Harald Bjerind, de Bergen. Navegava (sem carga) de Génova para Inglaterra, quando -a 24 de Abril de 1917, ao largo da Praia da Luz, Algarve, foi surpreendido pelo submarino alemão «U-35» do famoso capitão-tenente Lothar von Arnauld de la Perière e afundado com cinco tiros de canhão de 105 mm. O navio alvejado pertencia a um país neutro, mas fora fretado aos ingleses (da sociedade londrina Furness, Whitey & Cº), o que justificava, perante as leis da guerra, a agressão germânica. A tripulação do cargueiro afundado foi resgatada pela guarnição do patrulha-auxiliar «Galgo» (um rebocador de Portimão, requisitado pela Armada Portuguesa e armado com uma modesta peça de 37 mm), que a desembarcou -sã e salva- no porto de Lagos. Os restos do referido navio norueguês -que se encontram a uma profundidade de 30 metros- há muito que foram identificados e que são visitados por mergulhadores desportivos experientes. O «Vilhelm Krag» foi um dos muitos navios (dos aliados ou neutros) que foi afundado pelos alemães -durante a Grande Guerra- ao largo das nossas costas.

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