quarta-feira, 10 de agosto de 2016

«JEWEL OF MUSCAT»

Este navio é uma reconstituição (à escala 1/1) de um 'dhow' arábico naufragado ao largo da ilha indonésia de Belitung em tempos distantes. A sua concretização deve muito aos esforços (financeiros, entre outros) consentidos pelos governos de Omã e de Singapura e de alguns particulares apaixonados pela história naval. O estudo dos restos do navio original elucidou os autores do projecto «Jewel of Muscat», que procederam à realização da réplica usando os métodos de construção que, outrora, presidiram à feitura do navio naufragado. As madeiras utilizadas também correspondem, na medida do possível, às usadas outrora e a calafetagem e cordas foram executadas com fibras extraídas de nozes de coco. As tábuas exteriores do casco foram, como no passado, embebidas em óleo de fígado de tubarão, para as tornar mais flexíveis e resistentes. As velas de lona, que equipam os seus 2 mastros, foram tecidas à mão, o que não foi tarefa fácil, quando se sabe que a maior delas mede 81 m2 e pesa mais de 150 quilos. O «Jewel of Muscat», que foi construído em Qantab, perto da capital de Omã, mede 18 metros de comprimento por 6,40 metros de boca. Terminado em 2010, fez a sua viagem inaugural até Singapura (seguindo uma antiga rota comercial), onde chegou (após 5 000 km de navegação e escalas em Cochim e na ilha de Ceilão) no dia 3 de Junho desse ano; e onde a sua presença causou grande entusiasmo na população local. O navio está agora à guarda do 'Maritime Experiential Museum and Aquarium', de Singapura, onde constitui uma das suas principais atracções.

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