quinta-feira, 11 de agosto de 2016

«CILICIA»

Lançado à água em Maio de 1938 pelos estaleiros Fairfield Shipbuilding & Engineering, de Glásgua, este paquete de bandeira britânica pertenceu à frota da Anchor Line, que o colocou na linha Reino Unido-Índia, na qual este navio fez toda  a sua carreira comercial. Carreira interrompida pela 2ª Guerra Mundial, durante a qual o «Cilicia» foi convertido em cruzador auxiliar armado e, posteriormente (após uma passagem por um estaleiro de Mobile, no Alabama), em transporte de tropas. Nesse tempo de conflito, o «Cilicia» adoptou temporariamente o nome de HMS «Atlantic Isle» e pôde acolher a bordo (na sua qualidade de navio tropeiro) 2 400 militares devidamente equipados para o combate. Entre as suas missões, é conhecida aquela em que ajudou a estabelecer uma estação meteorológica nas ilhas Tristão da Cunha, nos confins do Atlântico sul. Em 1945, passada a tormenta, foi devolvido ao seu verdadeiro proprietário e, no ano seguinte, regressou à carreira da Índia (destino final Bombaim, via canal de Suez), onde terminou a sua carreira comercial. Posteriormente foi vendido à empresa Stichting Vakopleiding Havenbedrief, de Roterdão, que lhe deu o nome de «Jan Backx» e o usou como hotel flutuante. Recuperou o seu nome de origem para realizar a sua derradeira viagem até Bilbau (Espanha), onde, em 1980, foi desmantelado. Este velho paquete (cujo porto de registo e de abrigo foi o de Glásgua, durante o tempo em que esteve ao serviço da Anchor), apresentava 11 136 toneladas de arqueação bruta e media 155 metros de comprimento por 20 metros de boca. Estava equipado com 2 máquinas a gasóleo, que lhe proporcionavam uma velocidade máxima de 16,5 nós. Podia alojar 400 passageiros na sua configuração normal. Tinha 2 'sister ships' : o «Circassia» (3º do nome) e o «Caledonia» (5º do nome). O nome do navio em apreço fazia referência a uma antiga região da Ásia Menor, hoje incluída em território turco.

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