sexta-feira, 12 de junho de 2015

«GLENESSLIN»

..... O «Glenesslin» foi um veleiro (uma galera de 3 mastros, com casco de ferro) britânico, registado no porto de Liverpool; que encalhou (disso tendo resultado a perda total do navio) na costa do Oregon, no dia 1º de Outubro de 1913. Foi construído pelos estaleiros Royden Thos & Sons, de Liverpool, para a casa armadora De Wolfe, James R. & Son, da mesma cidade. Com 1 812 toneladas de arqueação bruta e com 79,20 metros de comprimento por 12 metros de boca, este navio -que tinha uma tripulação de 21 homens- aproximava-se de Portland, seu porto de destino, depois de ter efectuado uma longa viagem -com um carregamento de trigo- desde Santos (Brasil), com passagem pelo temível cabo Horn, quando ocorreu aquele que, ainda hoje, é considerado como um dos incidentes mais insólitos da história da marinha à vela. Segundo testemunhas oculares do inesperado encalhe, o «Glenesslin», que navegava num mar bonançoso, afastou-se, subitamente, da sua rota paralela à costa, para embicar contra a base de uma montanha costeira chamada Neahkahnie; que se localiza a poucas milhas da foz do rio Columbia. A equipagem do navio (às ordens do jovem capitão Owen Williams) pôde ser socorrida de imediato e salvou-se por inteiro: assim como a totalidade da carga. Os nítidos sinais de embriaguez apresentados pela tripulação do veleiro (testemunhados por muitas pessoas), acreditaram de imediato a ideia de que se tratou de negligência colectiva. Mas, cedo se começou a desconfiar de tamanha irresponsabilidade e apareceu gente a dizer que se tratou de um desastre encenado para sacar uma indemnização à companhia seguradora do navio. Navio (construído em 1885) que, com o aparecimento e a concorrência da navegação a vapor, se tornara obsoleto e se desvalorizava. Curiosidades : 1) O «Glenesslin» foi um dos veleiros mais rápidos do seu tempo. Em 1901 estabeleceu um recorde de velocidade para navios do seu tipo -que ainda perdura- ao percorrer as 1 000 milhas náuticas que separam Portland (na costa Noroeste dos 'states') de Port Elizabeth (na África do Sul) em, apenas, 74 dias. 2) A presença, no lugar do rocambolesco naufrágio deste veleiro, de um fotógrafo profissional, que captou muitas fotografias do navio, antes do seu desmantelamento integral pela fúria dos elementos, fez com que o «Glenesslin» se tornasse célebre de um dia para o outro. Isto, porque todos os jornais do mundo publicaram a sua imagem 'encavalitada' na costa rochosa do Oregon. É uma dessas fotos que aqui se anexa.

Sem comentários:

Enviar um comentário