terça-feira, 5 de maio de 2015

«HELGOLAND»

Este navio de passageiros de médio porte foi construído num estaleiro naval alemão em 1963, para assegurar viagens de lazer entre o porto de Cuxhaven (na foz do Elba) e a ilha de Helgoland (no mar do norte). Desloca 2 898 toneladas e mede 92 metros de comprimento por 15 metros de boca.  A sua fama adveio-lhe do facto de ter sido convertido em navio-hospital e enviado -em 1966- pelo governo da R.F.A. para o Vietnam em guerra. Colocado sob a responsabilidade da Cruz Vermelha alemã, este navio disponibilizou 150 leitos e embarcou um corpo de 10 médicos (de várias especialidades) e de 30 enfermeiras. Inicialmente baseado em Saigão, este navio fixou-se, depois, no porto de Danang, onde prestou assistência -gratuita e indiscriminada- a muitos milhares de vietnamitas. A missão humanitária do «Helgoland» terminou oficialmente -por decisão unilateral do governo de Bona- no dia 31 de Dezembro de 1971, tendo o navio regressado, de imediato, à Europa. Não sem que, antes, todo o equipamento médico-cirúrgico de bordo tenha sido oferecido a hospitais do Vietnam, onde a guerra continuou. Depois de nova reconversão num estaleiro da Alemanha, o «Helgoland» foi sucessivamente vendido a duas armadoras do norte da Europa -a Stena Line e a Seetouristik- que o utilizaram, até ao ano 2000, com os nomes de «Stena Finlandica» e de «Baltic Star». No início do século XXI, o navio foi parar à América do sul, mais precisamente a Guayaquil, no Equador, ponto de partida para mini-cruzeiros ao arquipélago dos Galápagos. O navio em apreço usa, agora, o nome de «Galapagos Legend» e integra-se na categoria do turismo de grande luxo. Está equipado para transportar 110 passageiros e mantém a bordo meia dúzia de especialistas em História Natural, que proporcionam à sua privilegiada clientela informação e formação nessa área do saber. Arvora bandeira equatoriana e as cores da Galapagos Cruises and Tours. A fotografia anexada data dos seus tempos de navio-hospital.

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