domingo, 17 de maio de 2015

«GROS VENTRE»

Navio militar francês do século XVIII. Foi construído, em 1767, no estaleiro de Léon Guignace, de Baiona. Era uma gabarra de alto mar (a não confundir com a sua homónima fluvial, de fundo chato) de 3 mastros, deslocando 350 tonéis e medindo 36,50 metros de comprimento. Foi, inicialmente, armada com 24 bocas de fogo de vários calibres. Uma das missões que se lhe conhecem, foi a de ter assegurado o transporte de tropas de França para a Reunião; onde chegou, pela primeira vez, em 1770. Foi aliás nessa ilha do oceano Índico, que este navio (então com o seu armamento reduzido a 16 canhões) foi requisitado por Yves Joseph de Kerguelen de Trémarec, para participar -por vontade do rei de França- numa viagem às terras e mares austrais. A expedição partiu, pois, dessa ilha em inícios de 1772, com o «Gros Ventre» e com um outro navio de nome «Fortune», no qual se instalou o chefe da missão. Ainda nesse ano, a frota de Kerguelen atingiu o arquipélago que mais tarde receberia (curiosamente por iniciativa de James Cook) o seu nome. Foi uma chalupa de «Gros Ventre» que desembarcou, nessas longínquas e desoladas paragens, os primeiros europeus que ali pisaram terra. Desgarrado por uma tempestade, o «Gros Ventre» foi dado como perdido pelo chefe da expedição, que voltou precipitadamente à Europa. O capitão do navio supostamente naufragado -o oficial Louis Aléno de Saint-Alouarn- prosseguiu viagem. Visitou as costas ocidentais da Austrália (ilha-continente que era, então, pouco conhecida, mas que já, há muito, figurava nos mapas com o nome de Nova Holanda), Timor e Batávia. Depois tomou o rumo de Port Louis (Maurícia) e, finalmente, da Reunião, ponto de partida. Onde fez sensação, visto todos o considerarem perdido. Saint-Alouarn acabou, no entanto, por não tirar o mínimo proveito da sua memorável jornada, pois veio a faleceu nessa ilha -doente e desgastado pela dureza da viagem- no dia 27 de Outubro de 1872. Quanto ao navio em apreço, também por lá ficou... Depois de ter sido utilizado em tarefas subalternas, foi desmantelado em 1777.

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