sábado, 1 de março de 2014

«MONGE»

O «Monge» pertence à armada francesa e é um navio científico vocacionado para o rastreamento de engenhos balísticos. Foi concebido para medir a trajectória dos mísseis lançados (a título experimental) dos submarinos nucleares da força estratégica gaulesa e, também, para seguir o lançamento dos foguetões 'Ariane' (e outros) lançados de Kourou, na Guiana Francesa. O seu nome evoca o matemático do século XVIII Gaspard Monge, 'pai' da geometria descritiva. Este navio (todo ele pintado de branco) foi construído pelos Chantiers de l'Atlantique, de Saint Nazaire, e está em serviço operacional desde 1992. Desloca 21 000 toneladas, mede 225,50 metros de comprimento por 24,84 metros de boca e o seu calado atinge os 7,50 metros. A sua propulsão é assegurada por 2 máquinas diesel (desenvolvendo uma potência de 9 000 cv) e por 1 hélice. O «Monge» (que tem a sua base no porto de guerra de Brest) pode navegar à velocidade máxima de 16 nós e dispor, com andamento reduzido, de uma autonomia de 15 000 milhas náuticas. Este navio (que substituiu o seu congénere «Henri Poincaré») tem uma tripulação de 22 oficiais, 127 sargentos e 51 praças, mais 12 militares de um destacamento que serve o armamento defensivo de bordo : 2 canhões de 20 mm e 2 metralhadoras de 12,7 mm. Para além desse pessoal, o «Monge» conta com uma equipa civil de engenheiros e outros técnicos altamente especializados. O A601 (é este o seu indicativo de amura), pode operar 1 helicóptero pesado e  está -como é visível nas antenas parabólicas (e outras) que ostenta- literalmente recheado de electrónica. O essencial desse material sofisticado é constituído por radares, sensores e por sistemas de processamento e medição. Na sua actual configuração, o «Monge» é um navio único, sem rival nas outras armadas. Curiosidade : a cor branca do navio não se deve a caprichos do almirantado francês. Na realidade, essa cor foi escolhida para evitar o sobreaquecimento do navio, fenómeno que poderia interferir no bom funcionamento dos sistemas electrónicos de bordo.

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