terça-feira, 21 de maio de 2013

«WERNER VINNEN»

A frota do armador alemão Vinnen FA & Cº, de Bremen, dotou-se, em início dos anos 20 do passado século, de cinco veleiros com casco de aço e 5 mastros concebidos pelos estaleiros navais da empresa Germaniawerft Friedrich Krupp AG, de Kiel. Esses navios, destinados ao transporte de mercadorias, apresentavam-se com 1 840 toneladas de arqueação bruta e com as seguintes dimensões : 79,90 m x 10,40 m x 5,80 m. Estavam equipados, cada um deles, com 1 máquina diesel desenvolvendo 350 hp de potência, proveniente dos 'stocks' de motores fabricados (durante a Grande Guerra) para os submarinos da marinha imperial. Um desses veleiros, o segundo a ser construído, chamou-se «Werner Vinnen», foi lançado à água no ano de 1922 e esteve activo até 1944. Ano em que (no dia 24 de Maio) chocou com uma mina e se afundou no estuário do rio Elba. A escuna «Werner Vinnen» usava um aparelho híbrido (chamado, na Alemanha, velame Vinnen), que consistia no uso de três panos redondos içados no topo do primeiro e do terceiro mastros. O navio em apreço assegurou ligações regulares com a América do sul até 1936, passando, posteriormente, a limitar a sua zona de acção aos mares da Europa. Notas : os gémeos do «Werner Vinnen» foram baptizados com cos nomes «Carl Vinnen», «Christel Vinnen», «Susanne Vinnen» e «Adolf Vinnen». A fotografia que ilustra este texto é do «Carl Vinnen».

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