terça-feira, 19 de março de 2013

«BOA ESPERANÇA»

Réplica de uma caravela latina da Época dos Descobrimentos (séculos XV e XVI), a «Boa Esperança» foi construída, em 1989, nos estaleiros da firma Samuel & Filhos, Lda., de Vila do Conde. Na sua realização foram aplicados métodos tecnológicos usados pela construção naval daqueles recuados tempos, mas, por exigência dos serviços que hoje presidem e controlam tudo o que navega, também não se descuraram os requisitos modernos de segurança e de conforto da sua equipagem. Foi, aliás, nesse espírito e para cumprir as leis, que o navio foi dotado com um motor auxiliar de 190 hp e com instrumentos de ajuda à navegação. Construída com madeiras de pinho, carvalho e sobro (e de eucalipto, nas vergas), a caravela «Boa Esperança» desloca 140 toneladas e mede 23,80 metros de comprimento fora a fora por 6,60 metros de boca e por 3,30 metros de calado. A altura do seu mastro real culmina a 18 metros e a respectiva verga mede 26 metros. Encomendada pela APORVELA (Associação Portuguesa de Treino de Vela), este navio foi vendido, posteriormente, à ERTA (Entidade Regional de Turismo do Algarve), que, devido à crise financeira que persiste, tem tido grandes dificuldades em assegurar a sua manutenção. Depois de ter sido posta à venda (sem encontrar comprador) esta belíssima caravela está agora (em 2013) envolvida –com a réplica espanhola da nau «Victoria»- num projecto transfronteiriço de promoção turística das regiões algarvia e andaluza. Durante a sua existência, a «Boa Esperança» já visitou muitos portos nacionais e estrangeiros (Londres, Saint Tropez, Cannes, Ceuta, etc), onde sempre despertou grande curiosidade do público. Também tem servido de palco a visitas pedagógicas e recebido muitos milhares de crianças, alunos das escolas e liceus, e respectivos professores. O porto de abrigo desta caravela é o de Lagos, cidade muito ligada, pelo seu passado, à epopeia dos descobrimentos.

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