sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

«PENNSYLVANIA»

Lançado à água pelo arsenal de Filadélfia, este poderoso navio de linha da 'US Navy' deslocava mais de 3 100 toneladas e media 64 metros de comprimento por 17,30 metros de boca por 7,42 metros de calado. Tinha uma guarnição de 1 100 homens (corpo de oficiais incluído) e alinhava um impressionante armamento (distribuído por 4 convezes), que compreendia umas 140 bocas de fogo de variados calibres. Concebido (por Samuel Humphreys) para poder rivalizar com os maiores e melhor dotados navios ingleses do seu tempo, a realização do «Pennsylvania» foi autorizada pelo Congresso dos E.U.A. em 1816. A construção do navio foi, porém, das mais morosas, já que ultrapassou uma quinzena de anos. A 18 de Julho de 1837 procedeu-se, finalmente, ao bota-abaixo. O poderoso navio dirigiu-se imediatamente para os estaleiros de Chester, onde foi parcialmente equipado e passou, de seguida, pelo arsenal de marinha de Norfolk, onde o seu casco de madeira foi parcialmento revestido com chaparia de cobre. O «Pennsylvania» saíu da doca seca deste último estabelecimento a 2 de Fevereiro de 1838, desceu o rio Delaware (depois do essencial da sua guarnição ter sido transferida para o USS «Columbia») e dirigiu-se para Virginia Capes, na baía de Chesapeake. Esta seria a sua primeira e única navegação, já que, chegado ao porto militar de Gosport, o navio foi prontamente desclassificado. Por lá permaneceu uns 6 anos, até que, em 1842,  iniciou uma longa carreira de navio de recepções, onde eram acolhidos os visitantes ilustres daquela base da 'US Navy'. Quando, em 1861, estalou a guerra civil entre os estados, as autoridades de Washington temeram que o navio fosse confiscado pelos Confederados e deram instruções para que o «Pennsylvania» fosse queimado até à linha de água. O que foi feito no dia 20 de Abril desse primeiro ano de conflito. Anos mais tarde, o que restava do malogrado veleiro (de 3 mastros) foi desmantelado. Pode dizer-se que a construção deste grandioso navio de linha foi, também, um superior fracasso (se não o maior de todos) dos arsenais norte-americanos.

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