quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

«BONNINGTON»


Este navio a vapor (com roda de pás à popa) pertenceu à companhia Canadian Pacific Railway, que o utilizou -entre 1911 e 1931- no seu serviço de passageiros operando nos rios e lagos da Columbia Britânica. O «Bonnington» -que tinha uma arqueação bruta de 1 700 toneladas e que media 62 metros de comprimento, por 12 metros de boca e por 3,50 metros de calado- foi construído no Ontário e montado (depois de transferência das suas componentes por via férrea) no estaleiro de James M. Bulger, em Nakusp; que o lançou à água no dia 24 de Abril de 1911. Esta embarcação tinha casco de aço (que lhe conferia capacidades de quebra-gelo) e funcionava com com sistema de maquinaria a vapor. Podia atingir a velocidade de 16 milhas/hora. O «Bonnington» foi licenciado para poder transportar 400 passageiros, podendo alguns deles viajar comodamente nos 62 camarotes de bordo. A sua tripulação era constituída por uma trintena de membros. Teve dois gémeos, que pertenceram ao mesmo armador e que se chamaram «Nasookin» e «Sicamous». Bastante confortável, esta embarcação proporcionava aos seus utentes (além dos já referidos camarotes) bar, serviço de restaurante, salões de fumo, luz eléctrica, etc. O «Bonnington» foi um navio fluvial-lacustre muito popular no Canadá, não só entre os homens de negócios que o utilizaram nas suas deslocações profissionais, mas, também, entre os muitos turistas, que, já no início do século XX, deambulavam por aquelas paragens; que se contam entre as mais bonitas de toda a América do norte. Durante os anos da 1ª Guerra Mundial, o navio serviu, igualmente, de transporte militar, levando muitos mancebos recrutados no Oeste canadiano para Arrowhead, de onde estes partiam para os campos de treino situados, em geral, na parte oriental do país. Com a chamada Grande Depressão, o vapor «Bonnington» deixou de ser rentável e, em 1931, foi retirado do activo. As suas peças mais importantes serviram para constituir um 'stock' de sobressalentes para o gémeo «Nasookin», que ainda navegou mais algum tempo. Em 1944, os restos do navio em apreço foi vendido a um negociante de sucatas; que confessou ter destruído (por julgá-los desprovidos de interesse) alguns documentos relativos à embarcação, tais como o livro de bordo. Em 1952, passou para as mãos de um novo proprietário, que transformou o casco em batelão. E, nos anos 60, foi voluntariamente afundado, nas águas do lago Arrow, ao largo da localidade de Beaton. Os seus despojos têm sido visitados por membros da Sociedade Arqueológica Subaquática da Colúmbia Britânica, que, assim, reconhecem a importância que o «Bonnington» teve na economia e na história local.

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