quinta-feira, 4 de outubro de 2012

«SAMARIA»



Paquete de bandeira britânica, realizado (em 1920) pelos estaleiros Cammel Laird & Co, de Birkenhead, para a prestigiosa companhia Cunard Line. A arqueação bruta do «Samaria» era de 19 602 toneladas, sendo as suas dimensões as de um navio de 190,20 metros de comprimento por 22,46 metros de boca. As suas turbinas a vapor permitiam-lhe atingir a velocidade de cruzeiro de 16 nós. O «Samaria» foi preparado para poder receber 350 passageiros de 1ª classe, outros tantos de classe intermediária e 1 500 de 3ª. Destinado a compensar as perdas sofridas pelo seu armador durante a Grande Guerra, este navio foi inaugurado a 19 de Abril de 1922 na linha Liverpool-Cobh-Boston-Nova Iorque. Como tantos outros dos seus congéneres, o «Samaria» foi mobilizado no início do segundo conflito generalizado e utilizado como transporte de tropas, tendo cumprido a sua primeira missão de tempo de guerra numa viagem entre Liverpool (seu porto de abrigo) e Suez. No derradeiro ano de guerra deve-se-lhe a evacuação de um milhar de prisioneiros e de refugiados do porto soviético de Odessa. Este navio retomou a actividade civil em Setembro de 1948, assegurando uma carreira regular entre Cuxhaven, Havre e Quebeque. O paquete foi completamente renovado em 1950, com o objectivo de ser utilizado (como já o fora antes da 2ª Guerra Mundial) como unidade de cruzeiros. A sua derradeira viagem, enquanto navio de lazer, ocorreu em finais do ano de 1955. Quando completou 35 anos de vida, o «Samaria» foi considerado obsoleto e levado para Firth Inverkeithing, Escócia, onde foi desmantelado, no ano seguinte (1956), num estaleiro especializado. Curiosidade : este navio (segundo paquete da Cunard a usar o nome de «Samaria») teve quatro gémeos, que foram o «Scythia», o «Laconia», o «Franconia» e o «Carinthia».

Sem comentários:

Enviar um comentário