quinta-feira, 27 de setembro de 2012

«SEA WITCH»



‘Clipper’ de bandeira norte-americana. Foi construído em 1846 pelos estaleiros Smith & Dimon, de Nova Iorque, por encomenda do armador Howland & Aspinwall, da mesma cidade. A ‘Bruxa do Mar’ (tradução do seu nome) deslocava 908 toneladas e media 56 metros de comprimento fora a fora por 10 metros de boca e notabilizava-se pelo seu casco esguio e pela altura excepcional dos seus 3 mastros. A sua figura de proa tinha a forma de um dragão com duas caudas (que se estendiam de um lado e de outro do casco), para lembrar que o navio fora concebido para o negócio com o Oriente. Com efeito, a rota privilegiada do «Sea Witch» era aquela que –via cabo Horn- o conduzia à China; de onde trazia chá, porcelanas preciosas e outras mercadorias de alto valor comercial. Velocíssimo, este ‘clipper’ esteve colocado sob as ordens de um dos mais famosos capitães de navios do seu tempo : Robert ‘Bully Bob’ Waterman; que, com ele, bateu três recordes de velocidade entre Hong Kong e aquela que é, hoje, chamada a Cidade dos Arranha-céus. Uma dessas viagens durou 74 dias de navegação. Proeza que só seria superada em Maio de 2003 pelo trimarã desportivo «Great American II». Com a descoberta de ouro na Califórnia e perante o fluxo de passageiros para San Francisco, o «Sea Witch» fez várias viagens para aquelas paragens e foi até o primeiro veleiro a reduzir o seu tempo de navegação entre Nova Iorque e a Porta Dourada para menos de 100 dias. Mas foi durante uma viagem de Amoy (a actual Xiamen) para os Estados Unidos, que –em 1856- o «Sea Witch» se perdeu. Ao encalhar num recife a 12 milhas náuticas a oeste do porto de Havana, com cerca de 500 emigrantes chineses a bordo. Curiosidade : a bonita imagem que ilustra o texto sobre este 'clipper' é a reprodução de uma tampa de caixa de maquetas produzida pela conhecida e reputada marca Lindberg.

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