segunda-feira, 24 de setembro de 2012

«ORAVIA»

Paquete britânico construído em 1897 por Harland & Wolff, no seu estaleiro de Belfast. Era um navio com 5 321 toneladas de arqueação bruta e com 128,30 metros de comprimento por 14,90 metros de boca, que pertenceu à frota da Pacific Steam Navigation Cº.. O seu sistema propulsivo compreendia 2 máquinas a vapor de tripla expansão desenvolvendo uma potência conjunta de 568 nhp e autorizando-lhe uma velocidade de cruzeiro de 15 nós. O «Oravia», que dispunha de uma equipagem de 106 membros e podia receber 610 passageiros, foi o último navio de uma série de três gémeos, sendo os primeiro (e por esta ordem) os paquetes «Orissa» e «Oropesa». Este navio realizou –entre 1900-1912- um serviço de correio com as ilhas Falkland (com extensões para os portos sul-americanos da costa oeste) Valparaíso e/ou Callao via estreito de Magalhães. Nessa sua rota, com partida de Liverpool, o «Oravia» escalava portos de França, de Espanha e de Portugal, onde carregava mercadorias e, sobretudo, famílias emigrantes. As viagens deste navio eram consideradas difíceis, nomeadamente a partir do momento em que ele franqueava o estreito de Magalhães, onde às dificuldades de navegação se misturavam condições climatéricas que não eram as ideais. Mas, o «Oravia» cumpriu, sem grandes problemas, a sua missão durante doze anos. Até que -em 12 de Novembro de 1912- foi despedaçar-se contra uma costa rochosa das ilhas Falkland, Billy Rocks. O infortunado transatlântico seria depois arrastado por ventos e marés para águas profundas, acabando por afundar-se a pouca distância do cabo Penbrocke. Todos os seus ocupantes puderam salvar-se do desastre. Curiosidade : os gémeos deste navio tiveram, também eles, destinos desastrosos. O «Oropesa», que foi transformado em cruzador auxiliar pela armada francesa, foi afundado em 1917 por um submarino germânico; e o «Orisa», que, durante os anos da Grande Guerra, permanecera ao serviço da Pacific Steam Navigation Cº, sofreu idêntica sorte em 1918.

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