quinta-feira, 27 de setembro de 2012

«KAISERIN AUGUSTE VICTORIA»


Transatlântico de bandeira alemã, que pertenceu aos efectivos da companhia Hamburg-Amerika Linien entre 1889 e 1904. Foi construído nos estaleiros navais da firma AG Vulcan, de Stettin com o nome de «Normannia», designativo rapidamente abandonado a favor do nome pelo qual se ilustrou nos anais da marinha mercante dessa época de transição de séculos. Era um paquete com 7 661 toneladas de arqueação bruta, medindo 144,80 metros de comprimento por 16,90 metros de boca. Funcionava com 2 máquinas de tripla expansão e com 2 hélices (foi o primeiro navio da carreira do Atlântico norte a dispor deste duplo sistema propulsivo), que lhe permitiam vogar à velocidade máxima de 18,5 nós. O «Kaiserin Auguste Victoria», assim chamado em honra da esposa do imperador Guilherme II, tinha uma tripulação de 245 membros e podia acolher 1 100 passageiros, 400 deles em 1ª classe; classe que, neste navio, tinha a qualidade de um hotel de luxo. Na sua primeira viagem, entre Hamburgo e Nova Iorque, este paquete bateu um recorde de velocidade. A sua fama de navio veloz e luxuoso granjearam-lhe os favores da clientela endinheirada do seu tempo, que sentiu um real prazer em viajar num transatlântico soberbamente decorado pelo famoso arquitecto de interiores Johann Poppe, um dos mais reputados do seu tempo. Durante o Inverno (quando os passageiros para a costa leste dos Estados Unidos escasseavam), este navio chegou a fazer cruzeiros ao Mediterrâneo e ao Próximo Oriente, sendo um dos primeiros navios europeus a recorrer a essa maneira de rentabilização. Em 1897, oito anos após a sua inauguração, o «Kaiserin» regressou ao estaleiro que o construíu para se submeter a grandes trabalhos; e, em 1904, foi vendido para a Rússia, que o armou e o transformou em cruzador auxiliar. Nessa sua nova condição de navio militarizado, o «Kuban» (seu novo nome) foi mandado para o Extremo Oriente; onde, todavia, não chegou a participar na guerra russo-japonesa. Regressou à Europa e foi desmantelado -no seu estaleiro de origem- no ano de 1907. Nota : não confundir este paquete com um navio de mesmo nome, mas de construção mais tardia.

Sem comentários:

Enviar um comentário