quarta-feira, 18 de julho de 2012

«MARIPOSA»



Elegante paquete de bandeira norte-americana, construído, em 1931, nos estaleiros Fore River Shipyard (do grupo Bethlehem Shipbuilding Cº), por encomenda da companhia de navegação Matson Lines. Projectado para as carreiras exploradas pelo seu armador entre a Califórnia e a Austrália/Nova Zelândia (com escalas nos arquipélagos do Havai, Samoa e Fiji), este navio apresentava 18 017 toneladas de arqueação bruta e media 193 metros de comprimento por 24 metros de boca. Tinha uma tripulação de 360 membros e capacidade para mais de 700 passageiros. A sua propulsão era assegurada por 2 máquinas, que desenvolviam 28 450 shp de potência e que lhe permitiam atingir pontas de velocidade que rondavam os 23 nós. Realizado na costa leste dos E.U.A., o «Mariposa» iniciou a sua viagem inaugural em Nova Iorque a 16 de Janeiro de 1932. Fez escala em Havana e atravessou o canal de Panamá antes de tocar o porto de Los Angeles. E dali prosseguiu triunfalmente uma digressão que o conduziu a mais dez países da região Pacífico; que se tornou a sua zona de acção preferencial. Com a entrada em guerra dos Estados Unidos (Dezembro de 1941), este navio da Matson Lines foi requisitado pela ‘US Navy’ e adaptado ao transporte de tropas, de material bélico e de suprimentos. Foi, assim, que, até fins de 1945, este navio visitou portos dos cinco continentes, inclusive da Europa, de onde, depois da vitória dos Aliados, o «Mariposa» evacuou soldados; sobretudo dos portos franceses do Havre e de Marselha para Boston. Depois de se submeter a longos trabalhos de ‘mise-à-neuf’ num estaleiro de Alameda (Califórnia), o navio voltou à sua actividade inicial : o transporte de passageiros. Após essa operação de rejuvenescimento, o paquete foi cedido à Home Line e ainda operou –com o seu novo nome de «Homeric»- no Atlântico norte, mas também no Caribe, enquanto navio de cruzeiro. Em 1973, o velho paquete foi vítima de um incêndio, que lhe devastou as cozinhas e o grande restaurante de bordo. Julgado irrecuperável, na sequência desse sinistro, o antigo «Mariposa» foi vendido a uma empresa de demolições de Taiwan, que procedeu ao seu desmantelamento em 1974.

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