domingo, 10 de junho de 2012

«PATOKA»



O «Patoka» (assim chamado em referência a um rio dos Estados Unidos) foi um navio abastecedor da armada norte-americana. Foi equipado com um mastro de amarração de aeróstatos, que culminava a 125 metros de altura, o que fez dele o navio mais alto da ‘USS Navy’ do seu tempo. Esse mastro foi utilizado pelos dirigíveis «Shenandoah», «Los Angeles» e «Akron» de triste memória. O «Patoka» foi construído em 1919 no estaleiro virginiano da firma Newport News Shipbuilding & Dry Dock Cº. Deslocava 16 800 toneladas e media 145, 64 metros de comprimento por 18 metros de boca. Atingia uma velocidade de 11 nós e tinha uma guarnição de 168 homens. O seu armamento era puramente defensivo e constituído por peças de fraco calibre. Começou por actuar nos mares ocidentais da América do norte, da Europa e do Próximo Oriente. O «Patoka» foi um dos três navios que, em 1924, a marinha de guerra dos Estados Unidos destacou para o meio do oceano Atlântico, a fim de servir de estação meteorológica e de transmissão de informações aos dirigíveis adquiridos na Alemanha. Durante os anos que precederam a entrada dos E.U.A. na 2ª Guerra Mundial, este navio alargou o seu campo de acção ao oceano Pacífico, às Caraíbas e às costas da América do sul, onde forneceu carburante e serviços técnicos às unidades da ‘US Navy’ a operar nessas zonas. Em 1944, transportou 62 prisioneiros de guerra alemães do Rio de Janeiro para Recife, de onde eles seriam ulteriormente transferidos para campos de concentração nos Estados Unidos. Entre 1944 e 1946, o «Patoka» operou no Pacífico (nas zonas de Pearl Harbour, Guam e Okinawa), onde o seu apoio logístico era apreciado. De regresso à América do norte, o navio foi desclassificado e depois enviado para a sucata. Foi desmantelado em 1948.

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