segunda-feira, 11 de junho de 2012

«MANASSAS»



Antigo rebocador, este navio foi lançado à água em 1855 -com o nome de «Train Enoch»- pelo estaleiro de James O. Curtis, de Medford, Massachusetts, para a companhia Boston Steam Tow-Boat Cº.. Foi adquirido, em vésperas de ter estalado a guerra entre estados, por um comerciante de Nova Orleães; que, em 1861 o cedeu às autoridades confederadas, que o mandaram transformar, couraçar e armar na perspectiva dos combates que os sulistas iriam travar contra as forças federais. Recebeu o nome de «Manassas» por alusão à batalha travada (no dia 21 de Julho de 1861) e vencida pelas tropas rebeldes. Com uma linha estranha, mas inovadora, este ‘ironclad’ assemelhava-se, na forma, a uma gigantesca tartaruga. Quando o «Manassas» navegava, só 1,50 m da sua massa (de 387 toneladas) era visível à tona de água, o que o tornava pouco vulnerável aos tiros da artilharia inimiga. Este curioso navio media 44 metros de comprimento por 10 metros de boca. Funcionava com uma máquina a vapor e estava armado com um canhão de grosso calibre instalado à vante. Outra das suas temíveis armas era um acerado esporão, capaz de perfurar os cascos dos navios do adversário. O «Manassas» (descrito pelos espiões de Washington como uma ‘máquina infernal’) tinha uma guarnição de 36 homens, incluindo o corpo de oficiais. Este navio da Confederação dos Estados do Sul operou nas águas do baixo Mississippi e a sua primeira intervenção bélica foi dirigida (a 12 de Outubro de 1861) contra as forças nortistas que bloqueavam a cidade de Nova Orleães; operação que ficou conhecida pelo nome de batalha de Head of Passes. Durante essa refrega entre a marinha federal e os sulistas, o CSS «Manassas» fez uma tentativa (gorada) para afundar o USS «Richmond», mas foi danificado pelo fogo de outras naves do inimigo, perdendo a chaminé e as suas potencialidades de navegação e de combate. Ficou, no entanto, patente a quase invulnerabilidade do navio confederado, quando a maioria dos projécteis do adversário resvalaram na couraça arredondada do «Manassas». Reparado, o coraçado sulista (único da sua classe) ainda participou noutras acções contra a marinha federal, nomeadamente contra os navios USS «Brooklyn» e USS «Mississippi». Foi, aliás, num confronto contra esta última unidade, que o navio sulista acabou por encalhar num banco de areia. Evacuado pela totalidade dos seus tripulantes, o navio acabou por ser arrastado por forte corrente e por soçobrar, depois de uma explosão ter ocorrido a bordo. Estava-se no dia 24 de Abril de 1862.

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