domingo, 10 de junho de 2012

«EMMA MAERSK»



Este porta-contentores de bandeira dinamarquesa é (depois do desaparecimento dos petroleiros da classe ‘Batillus’ e da desactivação do «Knock Nevis») o maior navio a cruzar os oceanos. Foi construído (em 2006) no estaleiro da empresa Odense Steel Shipyard Ltd para o armador AP Moller-Maersk Group, que o registou no porto de Taarbaek. Este gigante dos mares (que, geralmente, opera a partir do porto de Roterdão) apresenta uma arqueação bruta de 170 974 toneladas e mede 397 metros de comprimento por 56 metros de boca. O seu calado atinge uns impressionantes 15,50 metros. O seu sistema propulsor desenvolve uma potência de 109 000 cv e imprime-lhe uma velocidade que supera os 25 nós. Capaz de atravessar o canal de Suez, este navio faz a carreira da Ásia, com um carregamento de 12 000 contentores (do tipo TEU). Do seu equipamento fazem parte 11 gruas para assegurar a manutenção da carga. Uma desejada e programada reestruturação prevê que, num futuro próximo, o número de contentores se eleve para 15 000 unidades por viagem. Este navio é inovador em vários domínios, nomeadamente no que respeita o tratamento dos gases de combustão. Mas não só, já que apresenta outras novidades, que fazem dele um navio amigo do ambiente. Assim, por exemplo, a tinta de silicone que reveste o seu enorme casco não contém elementos biocidas e foi especialmente estudada para assegurar a poupança anual de 1 200 toneladas de combustível. O nível de automatização do «Emma Maersk» é de tal modo elevado, que este navio tem uma equipagem reduzidíssima de 13 membros. Este porta-contentores tem um irmão gémeo, o «Ebba Maersk».

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