terça-feira, 26 de junho de 2012

«CITY OF PERTH»



Navio de três mastros (galera) e com casco de aço construído, em 1868, no estaleiro de Charles Connell & Cº, de Glásgua. O seu primeiro proprietário foi a City Line -da companhia G. Smith and Sons- que começou por colocar o navio na sua linha da Índia, com término no porto de Calcutá. O «City of Perth» era um veleiro de 1 247 toneladas, medindo 71 metros de comprimento por 10,80 metros de boca. Tinha a reputação (perfeitamente justificada) de ser um navio muito veloz. Mudou, sucessivamente, de proprietário em 1879 e 1881 e passou a frequentar os mares austrais. Em meados do mês de Maio de 1882 o veleiro encontrava-se fundeado na baía de Timaru (Ilha do Sul, na Nova Zelândia), quando ali foi surpreendido por medonha tempestade, que o fez romper as amarras e o atirou para a costa. Isso, depois de ter abalroado o «Benvenue». Além da perda de vários membros da sua tripulação, o veleiro britânico afundou e sofreu desgastes materiais importantes. Reemergido, o «City of Perth» foi rebocado para Port Elizabeth, onde se procedeu à sua inteira recuperação. Em 1883, o navio foi adquirido pela New Zealand Shipping Cº, que o preparou para o transporte de passageiros (340 emigrantes por travessia na direção da Oceania). Já com o seu novo nome de «Turakina», o navio fez quinze viagens de ida e volta à Grã-Bretanha com passagem pelo dificultoso cabo Horn, batendo recordes de velocidade. Em 1899, numa altura em que os grandes veleiros começavam a ceder protagonismo aos vapores, o ex-«City of Perth» foi vendido a um armador norueguês (A/S Elida, de Tvedestrand), que lhe atribuiu o seu terceiro e derradeiro nome : «Elida». O velho ‘clipper’ foi vendido para a sucata em Maio de 1914 e desmantelado nesse mesmo ano.

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