segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

«SIDI-BEL-ABBÈS»


Construído em 1929 pelos estaleiro da firma Swan, Hunter & Wigham, de Wallsend (G.B.), o paquete francês «Sidi-Bel-Abbès» pertenceu à frota da Société Générale des Transports Maritimes à Vapeur, sedeada em Marselha. Destinado à carreira entre as duas margens do Mediterrâneo ocidental, este navio cumpriu cabalmente a sua missão até à eclosão a Segunda Guerra Mundial; evento que determinou a sua mobilização pela armada francesa, que o armou e adaptou ao transporte de tropas. O «Sidi-Bel-Abbès» foi afundado pelo submarino alemão «U-563» no dia 20 de Abril de 1943, ao largo da cidade de Oran (Argélia), quando integrava um comboio de navios dos Aliados carregados com soldados, armas, munições, provisões, etc. O «Sidi», quanto a ele, transportava 1 200 soldados das tropas coloniais francesas (pertencentes a vários regimentos de Atiradores Senegaleses), a sua equipagem completa (constituída, em tempo de guerra, por 61 homens), 30 toneladas de munições e 500 toneladas de óleo de amendoim. A terrível explosão provocada pela detonação dos dois torpedos que atingiram o navio francês, causou o seu rápido afundamento e a morte de 834 homens. Em conformidade com as rígidas ordens recebidas, nenhum navio do comboio UGS7 (no qual se integrava o «Sidi-Bel-Abbès») parou ou reduziu o seu andamento para prestar socorro aos náufragos do navio torpedeado. Nesse transe, só a tripulação do petroleiro «Lorraine», que o seguia de perto, lançou aos sobreviventes algumas das suas próprias balsas. Este drama marítimo abalou a população francesa na sua generalidade, mas muito particularmente a comunidade ‘pied noir’ (colonos europeus do norte de África) da Argélia, que, em honra das vítimas do «Sidi-Bel-Abbès», lhes erigiu um monumento no cemitério do Petit Lac, em Oran. Este malogrado navio apresentava 4 421 toneladas de arqueação bruta e as seguintes dimensões : 112,16 metros de comprimento por 15,30 metros de boca. A sua propulsão fazia-se com a ajuda e duas máquinas desenvolvendo uma potência global de 4 820 cv e de 2 hélices, que lhe garantiam uma velocidade máxima de 17,5 nós. Curiosidade : um segundo paquete com o nome de «Sidi-Bel-Abbès» e pertencente, também ele, ao mesmo armador, foi lançado ao mar em 1948; navio com o qual o paquete aqui em apreço não deve ser confundido.

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