quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

«EMPRESS OF JAPAN»


Propriedade da companhia Canadian Pacific, este magnífico paquete foi construído na Escócia, no ano de 1930, pela Fairfield Shipbuilding & Engineering Company, de Govan. Foi o segundo navio da C. P. a receber este nome. O «Empress of Japan» era um navio relativamente rápido (23 nós), de 30 000 toneladas (arqueação bruta), com 205 metros de comprimento por 25,50 metros de boca, que iniciou a sua carreira entre Vancouver, na costa oeste do Canadá e o Extremo-Oriente, servindo os portos de Yokohama, Kobé, Xangai e Hong Kong. Este navio, que podia transportar, no máximo da sua capacidade, 1 260 passageiros, viu a sua carreira interrompida no início dos anos 40 do século XX, devido ao estado de guerra que prevaleceu, até 1945, entre o Japão e as potências anti-Eixo. Rebaptizado, por razões óbvias, «Empress of Scotland», o navio participou, no imediato pós guerra, no repatriamento de muitos milhares de combatentes dos Aliados. Modernizado entre 1948 e 1950 no estaleiro de Fairfield, o navio passou a operar -até 1957- com passageiros distribuídos por duas classes (1ª e turística) na rota do Atlântico norte. Vendido em 1958 à companhia alemã Hamburg Atlantic Line, o navio foi registado no porto de Hamburgo com o novo nome de «Hanseatic». Combinou viagens na linha regular para Nova Iorque com cruzeiros até ao fim da sua vida activa. Que terminou em 7 de Setembro de 1966, quando foi inteiramente destruído, no porto da 'cidade dos arranha-céus', por um violento incêndio que se declarou na casa das máquinas.

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