quarta-feira, 17 de novembro de 2010

«AVENGER»


Foi um porta-aviões de escolta da ‘Royal Navy’ entre 2 de Março de 1942 e 15 de Novembro do mesmo ano. Era, inicialmente, um cargueiro do tipo C-3 construído nos estaleiros da firma Sun Shipbuilding Co., de Chester, Pensilvânvia. O casco, lançado à água em fins de Novembro de 1940, já havia recebido -por parte do seu comanditário, a companhia de navegação Moore-McCormack Line- o nome primitivo de «Rio Hudson», quando foi requisitado e oferecido pelos E.U.A. à marinha de guerra da Grã-Bretanha, mercê do famoso acordo bilateral de cooperação ‘Lend Lease’. Transformado em porta-aeronaves em Inglaterra, o navio foi rebaptizado com o nome mais marcial de «Avenger» (‘Vingador’) e começou por assegurar a protecção dos comboios que rumavam à Rússia com víveres e material de origem americana. A presença do «Avenger» em águas do Atlântico norte e a dos seus 15 aviões (12 ‘Sea Hurricane’ e 3 ‘Swordfish’) foram determinantes na defesa dos comboios PQ 18 e PQ 14; que, contrariamente a formações idênticas que os precederam, sofreram um mínimo de perdas. Em inícios de Novembro, o «Avenger» foi destacado para o Mediterrâneo, onde deveria dar apoio às forças aliadas implicadas na chamada operação Torch (invasão do norte de África). Durante os dias 8, 9 e 10 desse mês, o «Avenger» e a sua aviação embarcada efectuaram, nesse novo teatro de guerra, 60 missões de combate. Mas, devido a uma avaria do seu sistema propulsor, o porta-aeronaves foi enviado para a base de Gibraltar, onde se deveria proceder à sua reparação. Surpreendido, durante essa última missão, pelo submarino alemão U-155 (comandado pelo capitão-tenente Adolf Piening), o «Avenger» foi torpedeado e afundado no dia 15 de Novembro de 1942. Apenas 17 dos seus 555 tripulantes sobreviveram ao soçobro do porta-aviões de escolta britânico. O «Avenger» deslocava mais de 15 000 toneladas em plena carga e media 150 metros de comprimento por 20 metros de boca. Não dispunha da mínima blindagem e o seu armamento era constituído por 3 peças de artilharia de 102 mm e por 19 outras de 20 mm, para além, naturalmente, dos já referidos 15 aviões. A sua velocidade máxima era de 16,5 nós. Este porta-aviões ligeiro era gémeo do HMS «Biter» e do HMS «Charger», que foram, antes da sua conversão, respectivamente, os cargueiros «Rio Paraná» e «Rio de la Plata».

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